Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Entenda se é Possível Desistir do Financiamento Imobiliário após a Assinatura do Contrato

23/05/2025min de leitura

Quem acompanha a Nova Época Imóveis aqui pelo nosso blog já está familiarizado com o financiamento imobiliário, compreendendo que ele é a alternativa mais viável para a maioria dos brasileiros comprarem um imóvel próprio, especialmente em virtude dos elevados valores praticados no mercado imobiliário brasileiro para aquisição de imóveis. No entanto, este caminho é composto por uma série de avaliações e procedimentos até sua aprovação final. Mas, afinal, é possível desistir do financiamento após a assinatura de contrato?

É comum que, em meio a todo esse processo burocrático, surja o arrependimento ou a necessidade de rever a decisão mesmo após a concretização do acordo e a assinatura do contrato. Diante disso, inúmeros questionamentos e incertezas começam a emergir sobre como proceder diante do desejo de cancelar o financiamento. Nesse contexto, é importante esclarecer que sim, existe a possibilidade de desistência do financiamento mesmo após a formalização do contrato. Porém, o contratante deverá ficar atento aos prazos e condições estabelecidas para isso, a fim de evitar prejuízos e transtornos no processo.

Pensando em esclarecer melhor o assunto, a Nova Época preparou este conteúdo para te ajudar a entender como proceder em casos de arrependimento do financiamento imobiliário após a assinatura de contrato. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais informações sobre financiamento imobiliário, compra e venda de imóveis, o cenário do mercado imobiliário e muito mais!

Afinal, é possível desistir do Financiamento Imobiliário após a Assinatura do Contrato?

Primeiramente, é importante enfatizarmos que, quando se assina um contrato, significa que todas as partes envolvidas estão cientes e concordam em seguir os termos e as condições descritas em tal documento. Geralmente, os contratos de financiamento imobiliário não incluem um período de reflexão ou desistência automática. Além disso, outro ponto importante é que a legislação pode variar de acordo com o estado.

Logo, antes de assinar o documento, é imprescindível avaliar se de fato deseja seguir com o compromisso para evitar problemas futuros. Contudo, conforme comentamos acima, é possível sim desistir de um financiamento imobiliário mesmo após a assinatura do contrato, solicitando a rescisão junto à instituição financeira. No entanto, a desistência é permitida somente antes do registro do contrato no cartório. Após a conclusão dessa etapa, o processo se torna irreversível, exceto em casos de fraude comprovada.

O financiamento imobiliário é um processo que envolve diversas fases, como análise documental, análise jurídica e pagamento de impostos, incluindo o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, ou ITBI. O registro no Cartório de Imóveis será a última etapa, quando o crédito será liberado e o valor do imóvel transferido para o vendedor. Por isso, a partir do momento em que os recursos são liberados, não é mais possível cancelar o financiamento.

Entenda o Processo de Rescisão

Para desistir do financiamento após o contrato assinado, o solicitante deverá entrar em contato com a instituição financeira e solicitar a rescisão do contrato. Porém, é importante não se esquecer de analisar o compromisso de compra e venda assinado anteriormente, pois ele pode ditar regras específicas para seu encerramento. Mas lembre-se: para desistir de um financiamento após ter assinado o contrato, a desistência precisa acontecer antes do seu registro em cartório!

Desistir x Cancelar Financiamento Imobiliário: Qual a Diferença?

É comum pessoas se questionarem se é possível cancelar o financiamento imobiliário após a assinatura do contrato. No entanto, primeiramente, é necessário diferenciarmos os conceitos de desistência e cancelamento. Para isso, é importante esclarecermos que desistir de um financiamento e cancelá-lo não são a mesma coisa. Além disso, suas implicações legais e financeiras variam entre essas duas opções.

Quando o solicitante decide desistir do contrato de financiamento, isso costuma envolver um arrependimento em relação à compra do imóvel após a assinatura do documento, o que pode ocasionar em penalidades contratuais. No entanto, nesse momento, a transação ainda não foi finalizada e oficializada.

Já o cancelamento, por outro lado, costuma envolver situações em que o contrato é encerrado por motivos que podem ser previstos nas cláusulas do acordo, como a falta de cumprimento de obrigações por parte do financiador ou do comprador. Caso não haja problemas no trâmite para justificar tal cancelamento, será necessário contar com o apoio de uma assessoria jurídica para a rescisão contratual.

Quais os Direitos e as Penalidades de Desistência?

Antes de decidir desistir do contrato de financiamento, é importante que o solicitante esteja ciente de que poderá enfrentar penalidades, como a perda do depósito feito na assinatura. Por isso, é fundamental analisar as implicações financeiras e legais da desistência antes de tomar qualquer decisão. Além disso, também é indispensável a análise dos acordos realizados no compromisso de compra e venda assinado.

A melhor abordagem em uma possível desistência de financiamento é conversar diretamente com a instituição financeira responsável pelo empréstimo, que poderá oferecer orientações específicas com as melhores maneiras de proceder com o processo, uma vez que as regulamentações podem variar de acordo com a cidade do imóvel e a agência bancária escolhida.

Processo de Negociação de Desistência

Para quem está considerando a desistência de um contrato de financiamento imobiliário, o mais aconselhável é procurar um diálogo aberto e honesto com a instituição financiadora e com o vendedor do imóvel. Por vezes, existe a possibilidade de haver margem para negociação, como transferir o contrato para outra pessoa ou até mesmo chegar a um acordo sobre penalidades menores. Por isso, antes de assinar o contrato de financiamento, tenha certeza do que deseja e de que você poderá arcar com os custos.

O que Acontece na Desistência de um Financiamento?

Apesar de ser possível desistir de um contrato de financiamento imobiliário, é importante que o solicitante esteja ciente das consequências. Além das penalidades financeiras, você pode acabar perdendo o imóvel que estava prestes a adquirir. Logo, essa é uma decisão que precisa ser tomada com muita cautela, levando em consideração tanto as implicações legais quanto financeiras previstas no contrato de financiamento e compromisso de compra e venda firmados com o vendedor da propriedade.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

Segundo o Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem o direito de desistir de um contrato no prazo de até sete dias após sua assinatura, quando a contratação for feita fora do estabelecimento comercial, por telefone ou pela internet, por exemplo. Porém, no caso de contratos de financiamento imobiliário, eles têm regras mais específicas.

De acordo com a Lei nº 13.786, uma vez registrado o contrato no cartório, ele se torna irretratável, ou seja, não pode ser desfeito, exceto em situações excepcionais. Porém, caso a negociação tenha ocorrido em um estande de vendas ou fora da sede do incorporador, o comprador ainda pode exercer seu direito de arrependimento dentro do prazo de sete dias, com a devolução integral dos valores pagos, incluindo comissão de corretagem.

Como podemos observar, a desistência de um financiamento imobiliário é possível mesmo após a assinatura de contrato. No entanto, é sempre fundamental planejar a compra do imóvel dos seus sonhos, para evitar imprevistos e dores de cabeça como esses.

Se você está à procura de um imóvel para chamar de seu e em busca das melhores condições, não deixe de visitar o site da Nova Época para conhecer as opções que temos disponíveis e fale com um dos nossos corretores para receber todo o suporte e consultoria especializada necessários nesse tipo de transação!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Sua imobiliária em

Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":